Yoga (hatha e suas variações)

 

É uma pratica que incluí exercícios físicos e respiratórios que tem como intuito a saúde plena da pessoa. Os Asanas são as posturas na pratica do Yoga, posições que colocamos nosso corpo através de um alinhamento e posicionamento de cada parte. Pranayama; prolongamento e controle natural da respiração, onde estabelecemos ritmos através da retenção do alento seja retendo o ar ou mantendo o vazio. 

 

Ha uma idéia intrinseca no Yoga que diz respeito a uma união, não é necessário uma explicação mais filosófica ou mesmo mais "etérea" se percerbermos o quanto estamos distanciados do que acontece com nosso corpo, nossa postura, nossa respiração , nosso estado mental de agitação. 

Então, podemos simplesmente afirmar que Yoga nos auxilia a nos percebermos, nos conhecermos e encontrarmos um estado de maior consciencia e aproximação a uma situação de equilibrio saudável. Não confundam com um equilibrio estático pois esse seria a morte, mas um equilibrio dinamico que gera maior estabilidade, flexibilidade e quietude interior

 

Existem diferentes tipos de práticas de Yoga mas todas elas (as ocidentais) se originam do Hatha Yoga ; Algumas métodos desenvolvidos por diferentes professores são:

Iyengar Yoga = Minuciosas correções das posturas tendo em vista o restabelecimento de uma postura ideal', ou melhor dizendo, uma postura que deveríamos ter se nosso corpo por diversas razões durante a vida, não tivesse se "desviado"e com isso se desalinhado.

Power Yoga= Uma pratica com correções também mas tem em vista também o trabalho cardio-vascular, gerando um calor e com isso promovendo uma intensa atividade cardíaca, respiratória e circulatória.

Gentil Yoga= A Hatha Yoga feita de maneira mais lenta, mais suave mas também atenta as correções posturais.

Ha outros tipos de Yoga pois diferentes professores e estudiosos se especializam em uma metodologia e didática diferente mas sem perder a  sem perder a essência do Yoga, que é união do ser físico, mental e espiritual ou psiquico.

Pilates

 

Pilates é um método desenvolvido por Joseph Pilates no século 19 e início do século 20. Ele começou a deselvolver este método para curar seu próprio corpo diante de uma bronquite asmática que o limitava em todas as atividades físicas. 
O método de Pilates começou a ser desenvolvido sem aparelhos sendo apenas Pilates mat (solo), mas após trabalhar em um hospital no campo de concentração (Alemanha) Pilates desenvolveu aparelhos para possibilitar a pessoas que tinham limitações físicas pudessem fazer exercícios , os quais ele acreditava que poderiam auxiliar e apressar as pessoas a se restabelecerem de ferimentos e amputamentos etc..
O método tem como base a "power house"que é considerada o centro de forças de nosso corpo, ela consiste em: abdome, Assoalho pelvico, mais precisamente musculatura entre os ísquios, e serratium,  musculatura ao lado da coluna vertebral.
A respiraçao de Pilates (inspirando-se pela narina e expirando pela boca), ativa a power house e através dessa ativação os movimentos são feitos consentrando então a força nessa área que estará construindo um casa de força.. uma estrutura muscular forte ao redor da cintura , torax e região pelvica.
Os exercícios fortalecem toda a musculatura corporal, alinham o corpo, melhoram a postura, alongam e fortalecem também os pulmões. 
Pilates é indicado para todas as pessoas e raramente oferece algum perigo ou contra-indicaçào pois as articulaçòes não são sobrecarregadas e nem desgastadas com movimentos repetitivos de flexões e extenções.
O método trabalha com exercícios isométricos e por isso até mesmo pessoas com osteoporose grave, ou outros problemas ortopédicos  podem faze-lo com uma boa e capacitada orientação de um bom profissional

 

Yogilates

 

 Yogilates é uma união entre as duas práticas, apesar de sabermos que Joseph Pilates foi buscar muito do Yoga para desenvolver o seu método, sabemos que nem somente do Yoga ele desenvolveu esse método baseado na Power Houve (casa de força) , cuja idéia central é criar uma estrutura muscular forte em nosso tronco e abdome de modo a sustentarmos mais e melhor nosso esqueleto e nos movimentarmos melhor , sejam da vida diária sejam em profissões que exigem mais de nosso corpo.

Ao praticarmos Yoga com alguns dos fundamentos do Pilates teremos uma prática mais eficiente e mais protegida evitando assim se machucar.

Um abdome forte assim como uma caixa de tronco forte e assoalho pélvico complementam o trabalho do yoga com grande eficácia.

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle

​© 2023 por Sun Yoga. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now